segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Moda, pra modiquê?

"Quando o homem inventou a roda, logo Deus criou o freio. Um dia, um feio inventou a moda, e toda a roda amou o feio."

Eu assistia a um filme com uma amiga quando lembrei dessa frase do Zeca Baleiro. Ela é estudante de moda, nós dois somos estudantes de história, o filme, "Maria Antônieta" conta a história da rainha da França, esposa de 
Luís XVI, último rei da dinastia Bourbon, que foi morto na revolução francesa.

É interessante observar os diferentes olhares que nós lançamos ao filme. Ela, ficava maravilhada com todo aquele luxo, e o "ócio criativo" dos membros da corte de Luís XVI, que produziu coisas inegavelmente belas. Eu, por outro lado, ficava abismado ao ver toda a aquela riqueza, e a "elegância" exagerada dos nobres franceses, que chegava a ser
desconfortável e ridícula, enquanto a população passava fome.

Moda. Para minha querida amiga, estudante de moda, serve para criar o belo, eu acho que serve para determinar o belo.

De acordo com o ponto de vista dela, até acho legal a moda, principalmente porque posso criar o meu belo, então defendo a moda individual, o que eu não aceito é a moda coletiva. A tendência que faz com que as pessoas se vistam ridiculamente iguais, e todo mundo se acha o máximo, porque está dentro do padrão.

E pra que serve a moda coletiva? Marx explica! Capital, meus caros, capital! O socialismo, por falta de liberdade, acabava obrigando as pessoas consumirem todas o mesmo produto, e o capitalismo, o sistema da liberdade, encontrou o seu jeito sorrateiro de obrigar também.

Prefiro minha calça rasgada, meu tênis velho, macio e fora de moda. Além de ser único, estou na moda, na minha moda.

2 comentários:

Rubens Lerneh disse...

Fico apenas imaginando o que seria de todo esse affair em torno da moda sem as estações do ano!! Alguém tem alguma idéia?! Li uma vez que as estações do ano serviam apenas e exclusivamente pra isso - não adentro no mérito da questão. Para mim, a moda se define como ESTAR BEM! Não importa se num belíssimo terno de $2.000 ou num jeans rasgado com um MARAVILHO Converse! rsrsrs.

L-nise disse...

é... e o pior é que essa moda faz o povo NÃO se vestir mal!

já reparou nos pedaços de pano que se usa hoje em dia?

andam vestindo retalhos, meu caro... retalhos caros ainda por cima!!!